sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cerimonias e Culturas

A variedade de riquezas da produção artistica dos ticunas expressam uma inegável capacidade de resistencia e afirmação e de sua identidade. São as máscaras cerimonias, os bastões de dança esculpidos, a pintura entrecascas de árvores, as estatuetas zoomorfas, as cestaria, a cêramica, a tecelagem, os colares com pequenas figuras esculpidas em tucumã, além da música e das tantas histórias que compoem seu acervo literário.
a tecelagem esta intimamente ligada a mulher. A fabricação de fios é uma das primeiras tarefas desenvolvidas pelas meninas na adolecência a importancia dessa atividade ganha uma expressão ritual. Durante o período de reclusão a menina moça, worecü, dedica-se a trabalhos em tucum, especialmente a torção de fios, que são enrolados em forma de "flor", de modo diferente dos novelos circulares vistos usualmente.
Na esfera ritual, os suportes mais representativos da arte gráfica são as máscaras, os escudos, as paredes externas do compartimento de reclusão da moça nova e o corpo.

Um comentário: